De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índio suicida-se em aldeia de Japorã

28/03/2002

Autor: Edilson Oliveira

Fonte: Correio do Estado-Campo Grande -MS



A Polícia Militar de Mundo Novo registrou o suicídio do indígena de etnia guarani Lúcio Ortiz, 29 anos. A morte ocorreu na Aldeia Porto Lindo, município de Japorã, a 537 quilômetros de Campo Grande. Os policiais que atenderam ao chamado, via telefone, encontraram o corpo pendurado no galho de uma árvore, na reser- va próxima às casas do cen- tro da comunidade indígena.

Na área já aconteceram três dos seis suicídios indígenas ocorridos em Mato Grosso do Sul neste ano.

Para cometer o suicídio, Lúcio subiu na árvore e utilizou uma corda improvisada, que foi envolvida no pescoço, antes do indígena saltar e ficar pendurado. Ele teve morte causada por asfixia. Os familiares disseram que não havia motivo aparente para que Lúcio Ortiz cometesse o suicídio.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.