De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Líder indígena critica atuação da Funasa em área yanomami

02/06/2007

Fonte: Folha de Boa Vista



O líder yanomami Davi Kopenawa, em entrevista ao CCPY, fez duras críticas à atuação da Funasa na região yanomami.

Segundo o líder indígena, dinheiro não é problema, o problema é pessoal. Ele diz que falta diálogo com as lideranças da Funasa. Disse que os recursos enviados por Brasília para comprar equipamento, remédio e pagar funcionários está voltando para Brasília.

"O pessoal da Funasa não conversam com ninguém, não nos falam nada, não falam, não explicam. Eles só explicam quando a gente vai lá conversar. É somente isso que é dito, que o dinheiro é repassado mas enviam de volta para Brasília, isso eu não entendo".

Davi afirmou que a Funasa toma os Yanomami como ignorantes e que está sendo gasto muito dinheiro com aviões e pouco com saúde indígena.

"Nos tomam como ignorantes. Gastaram muito com aviões, a saúde enfraqueceu, as doenças aumentaram. Gripe, que para os Yanomami é forte, vira pneumonia. Quando não tem remédio no pólo-base, vai fazer o que, dar água para curar pneumonia? Por isso que ficam mandando muitos Yanomami lá pra Casa do Índio (Boa Vista, RR). Para mim, isso não é bom. Eu não gosto de só ficarem fazendo remoção em avião. Eles fazem remoção porque nem tem remédio no posto", denunciou.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.