De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

Lideranças indígenas se reúnem no Acre para discutir políticas públicas

18/07/2007

Fonte: Diário do Amazonas



RIO BRANCO - Lideranças de três paises da América Latina estão na capital do Acre para um encontro internacional, que discute problemas comuns dos povos indígenas de várias etnias da Amazônia, um deles trata dos indios selvagens que não tem contato com a civilização.

Os índios da etnia Kaxinawá que vivem no município de Tarauacá, há 450 quilômetros de Rio Branco, reclamam da falta de assistência médica e hospitalar para a comunidade indígena.

A assistência na área de saúde é um dos temas discutidos por líderes de etnias do Brasil, Peru e Bolívia, no segundo encontro dos povos indígenas da Amazônia Sul-Ocidental, realizado em Rio Branco.

Políticas Públicas

O principal objetivo do encontro é discutir políticas públicas para os povos indígenas que vivem na região, entre elas: educação, saúde e a questão da migração dos chamados indios isolados, cerca de 40 etnias vivem nessa situação na Amazônia.

De acordo com Jerinaldo Sateremauê, representante das organizações indígenas da Amazônia, 60% dos índios brasileiros vivem nessa região do país e precisam de todo o tipo de assistência do governo, principalmente os índios isolados que habitam a fronteira com a Bolívia e o Peru.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.