De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Lição indígena

09/08/2007

Fonte: CB, Caderno C, p. 2



Lição indígena

Rovênia Amorim (interina)
Com Sophia Wainer
rovenia.amorim@correioweb.com.br

Marcos Terena será o primeiro índio à frente do Memorial dos Povos Indígenas. Convidado pelo secretário de Cultura, Silvestre Gorgulho, ele topou o desafio. A posse será hoje, às 17h. O prédio arredondado, de autoria de Oscar Niemeyer, foi construído em 1987 e tem espaço para exposições, auditório e uma grande arena no pátio central.

Terena nasceu na zona pantaneira do Mato Grosso do Sul e é um dos poucos exemplos de indígenas a conquistar destaque na sociedade brasileira. Com os caciques Mário Juruna, Kretã e Raoni, fundou a União dos Povos Indígenas.

Agora, à frente do espaço, ele quer aplicar seu foco sobre a arte, a música, a dança, a história e as tradições dos quase 230 povos que vivem no Brasil. A idéia é que o Memorial dos Povos Indígenas não se destine somente a exposições, mas também seja lugar de encontro das nações indígenas brasileiras, de debate e de uma busca nova pela arte indígena do Brasil.

CB, 09/08/2007, Caderno C, p. 2
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.