De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

RAPOSA SERRA DO SOL - Índios assinam acordo com Governo Federal

13/09/2007

Autor: Cyneida Correa

Fonte: Folha de Boa Vista




Lideranças indígenas da Raposa Serra do Sol em Roraima assinaram ontem, com o Governo Federal, uma carta-compromisso com o objetivo de firmar responsabilidades entre índios e a União no processo de desocupação da reserva pelos não-índios.

A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto e reuniu lideranças indígenas que eram adversários históricos, divergindo não só com relação ao tamanho da área (1,7 milhão de hectares), como também à delimitação de forma contínua e a permanência de não-índios.

Diversas autoridades participaram do evento como o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB), juntamente com o presidente da Funai, Márcio Meira. Jucá explicou que o documento representa um avanço na relação entre as comunidades envolvidas. "A carta-compromisso é um sinal que esta questão pode ser resolvida de forma pacífica, como sempre defendi em minhas iniciativas".

A carta contém 13 itens e traz questões como a não-interferência na retirada dos não-índios que ainda ocupam o local; a construção de políticas públicas e projetos de desenvolvimento sustentável; o estabelecimento de parcerias entre órgãos governamentais para o fomento da economia local sustentável; e a convivência pacífica entre as diversas etnias e suas organizações.

De acordo com o documento, os índios se comprometem a evitar confrontos e atos de violência durante o período de retirada dos não-índios na Raposa Serra do Sol. Ainda segundo o texto, o Governo Federal deve assumir, com a participação dos indígenas, ação coordenada e sistemática para proteger os direitos dos povos.

Os índios pediram ainda a construção de políticas públicas e projetos de desenvolvimento sustentável na região. "Essa carta-compromisso representa um grande respeito e união dos povos indígenas e o fortalecimento com o Governo Federal", afirmou Dionito José de Souza, coordenador-geral do Conselho Indigenista de Roraima (CIR).

Assinaram o documento as seguintes lideranças indígenas: Lauro Joaquim Barbosa, presidente da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima (Sodiur); Silvio Pereira Silva, vice-presidente da Sodiur; Anisio Pedrosa Lima, presidente da Aliança de Integração e Desenvolvimento das Comunidades Indígenas de Roraima (Alidicir); Idael Lima Souza, presidente do Ceikac; Dionito José de Souza, coordenador-geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR); Iranildes Barbosa dos Santos, coordenadora da Omir (Organização das Mulheres Indígena); e Pierlangela Nascimento da Cunha, coordenadora da Opir (Organização dos Professores Indígenas).

As autoridades que assinaram foram as seguintes: Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República; Marcio Meira, presidente da Funai; José Nagib da Silva Lima, coordenador do Comitê Gestor da Casa Civil da Presidência da República em Roraima; e Antônio Morimoto Júnior, procurador da República em Roraima.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.