De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Reserva registra mais uma morte violenta

18/09/2007

Autor: João Rocha

Fonte: O Progresso



DOURADOS - Na noite de domingo, por volta das 23h30, o indígena Mário Guimarães Machado, de 30 anos, morador na Aldeia Bororó, foi morto a golpes de facão e pauladas. Ele teve o rosto completamente desfigurado com os golpes.

O crime aconteceu na casa de número 55, que é de propriedade de Celestino Benites, de 55 anos. Em depoimento à polícia, ele contou que estava dormindo quando ouviu um barulho. Levantou-se e viu que haviam três pessoas sentadas em um banco em frente a sua residência. A vítima, um adolescente de 16 anos e Edilson Arce Gonçalves, conhecido como Duda, que está foragido.

A testemunha contou à polícia que o trio estava ingerindo bebida alcoólica quando iniciou uma discussão seguida de luta corporal. O menor e Duda teriam jogado Mário no chão.

A testemunha contou, ainda, que Duda teria pegado um facão e desferido alguns golpes no rosto da vítima. O menor teria pegado a madeira do banco e agredido Mário. Ele ainda pegou um pedaço de galho para agredir a vítima. Edilson fugiu do local e o adolescente permaneceu nas proximidades da casa de Celestino.

Lideranças indígenas da Reserva estiveram no local e acabaram localizando o adolescente, que foi detido. Uma equipe da Rádio Patrulha, da Polícia Militar, foi até o local para levar o menor até a delegacia. O perito Jean Cleber Dourado também esteve na Aldeia Bororó e constatou que houve intensa luta corporal no local do crime.

O adolescente foi encaminhado ao 1º Distrito Policial e em depoimento ao delegado de plantão, disse que a discussão ocorreu porque a vítima estaria passando a perna nos dois na bebida que estavam tomando. Ele disse, ainda, que a vítima teria partido para cima dos dois com o facão e que ele e o amigo teriam tomado o facão e agredido Mário.
O menor, depois de ouvido, foi encaminhado para a Unidade Educacional de Internação (UNEI). A polícia continua à procura do segundo acusado na participação da morte do indígena.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.