De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Governo criou áreas para compensar Roraima pela homologação da terra indígena Yanomami

15/10/2007

Fonte: Folha de Boa Vista



As Áreas de Livre Comércio de Pacaraima e Bonfim foram criadas no dia 25 de novembro de 2001, através de projeto de lei do Executivo encaminhado ao Congresso Nacional. Os projetos decorreram de negociação do Governo Federal com o Governo do Estado como forma de compensação ao Estado de Roraima por conta da criação da terra indígena Yanomami, que acabou com o garimpo, que era uma das principais atividades econômicas de Roraima.

Durante a tramitação do projeto no Congresso, políticos de outras regiões do país conseguiram criar ALC no Amazonas, Rondônia e no Amapá, todas elas em pleno funcionamento. Em Macapá, o senador José Sarney busca ampliar para uma Zona Franca.

No próximo dia 25 de novembro, faz 16 anos que as duas áreas foram criadas e até hoje não foram implantadas em Roraima, porque Pacaraima está dentro da terra indígena São Marcos. Como a de Bonfim foi criada pela mesma lei, sofre o impedimento também.

Como até hoje ninguém conseguiu excluir o perímetro urbano de Pacaraima da terra indígena, a transferência da ALC para Boa Vista mostrou-se como alternativa para o desenvolvimento da Capital e dos demais municípios, conforme estudo elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e concluído na semana passada.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.