De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Yanomamis vão a Europa denunciar mineração

16/10/2007

Fonte: Folha de Boa Vista



Os líderes indígenas e dirigentes da Hutukara Associação Yanomami, Davi Kopenawa Yanomami e Dário Vitório Xiriana estão na Europa (Inglaterra, Alemanha e Noruega) denunciando nova invasão de mineiros em terras indígenas.

Segundo informações divulgadas nos jornais internacionais mais de 600 garimpeiros teriam invadido as terras yanomami e estariam trazendo aos índios doenças como gripe, malária, além de levarem para as aldeias álcool, drogas e prostituição.

Davi Yanomami e o filho dele, Dario, levaram à Londres uma carta pedindo ajuda aos governos estrangeiros. Eles pedirão ao governo britânico que ratifique uma convenção internacional que garante a propriedade tribal. Os líderes Yanomami falarão em Westminster na terça-feira durante o lançamento de um relatório feito pela ONG Sobrevivência Internacional.

De acordo com Dario, 600 mineiros entraram já nas terras protegidas e outras estão chegando para ajudar a invasão. \\\\\\\"É um problema sério, porque os garimpeiros estão trazendo álcool, prostituição e doenças como gripe e malária\\\\\\\", ele disse. \\\\\\\"Nossa tribo está morrendo.\\\\\\\"

Segundo a matéria, duas semanas atrás Davi Yanomami teria confrontado o Presidente Lula da Silva em uma conferência. \\\\\\\"Eu olhei nos olhos dele e disse: Yanomami não querem mineração em terras indígenas. O governo precisa ter muito cuidado porque não sabe conversar com natureza, mas a mineração danificará os pulmões da terra e deixará uma hemorragia mundial\\\\\\\" falou o líder dos yanomami.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.