De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Interventor assumirá Funasa em Roraima

30/10/2007

Autor: Cristina Oliveira

Fonte: Folha de Boa Vista



Os desdobramentos da Operação Metástase, que prendeu 25 pessoas na última semana em Boa Vista, levaram o Governo Federal a enviar uma comissão que ficará responsável por levantar a situação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Roraima. Amanhã assumirá um interventor por tempo indeterminado.

A operação desencadeada pela Polícia Federal na última quinta-feira fechou a sede da Coordenação Regional da Funasa em Boa Vista e prendeu suspeitos de participar de um esquema de fraudes em licitações.

Pelo menos 16 das 25 pessoas detidas são funcionárias do órgão. Entre os presos estão o coordenador da Funasa em Boa Vista, Ramiro Teixeira, o empresário Zacarias Castelo Branco e os proprietários da empresa aérea Meta, que presta serviços à fundação, Francisco Assunção Mesquita e Rogério Mesquita. Os presos responderão por fraude em licitações, formação de quadrilha ou bando, peculato, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e crimes contra as ordens econômica e tributária.

Ao meio-dia de ontem, chegaram a Boa Vista quatro técnicos lotados na sede da Funasa, em Brasília. Entre elas, Josenir Gonçalves Nascimento, diretor executivo do órgão e encarregado de presidir as comissões que vão gerir a Coordenação Regional em Roraima e instalar uma ampla auditoria na unidade.

Os auditores Brenilson Rodrigues Martins e Gilvânio Barbosa de Santana, além do procurador federal Tércio Aragão Brilhante, serão os responsáveis pelo levantamento de todos os contratos elaborados pela Coordenação Regional de Roraima.

Hoje à noite está sendo aguardada a chegada do interventor Hemerson Caldas de Andrade (Core/PB), que vai assumir a Coordenação de Roraima por tempo indeterminado amanhã, além de Fernando Perseu (Core/CE), José Antônio Gomes da Fonseca (Core/PB) e Pérsio Dias de Medeiros (Core/PB), que vão assumir cargos de chefia de setores, também por tempo indeterminado.

Segundo a Assessoria de Comunicação do órgão em Roraima, Josenir fará um pronunciamento à imprensa somente nesta terça-feira. Ontem, durante toda a tarde, Josenir participou de reuniões com a Polícia Federal e com os funcionários da Funasa no Estado.

Segundo a assessoria, o diretor quer se inteirar de toda a situação atual do órgão em Roraima, antes de fazer qualquer declaração oficial sobre o assunto. Em nota à imprensa, Josenir garantiu que os trabalhos vão continuar normalmente e que os atendimentos prestados nas áreas indígenas não serão paralisados.

EXONERAÇÃO - A presidência da Funasa exonerou neste fim de semana o coordenador regional do órgão em Roraima, Ramiro José Teixeira e Silva, e dispensou João Ponciano de Oliveira Dias, substituto eventual do coordenador regional da instituição. Ambos foram presos na Operação Metástase. No mesmo dia, a fundação criou duas comissões que serão instaladas essa semana, formadas por técnicos de carreira do órgão.

A Assessoria de Comunicação da Funasa em Roraima também informou que ainda não está definido quanto tempo a comissão permanecerá na coordenação regional. Os trabalhos de gestão e auditoria poderão levar alguns meses. Novas mudanças na coordenação regional da Funasa também não foram definidas, ao menos, por enquanto.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.