De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funasa em MS prepara propostas de combate à violência

28/11/2007

Fonte: Agora MS



A Coordenação Regional da Funasa de Mato Grosso do Sul (Core/MS), já começou a preparar o material com as propostas do evento "Violência nas Comunidades Indígenas: causas, efeitos e desafios" realizados na última sexta (23) na aldeia Jaguapiru, em Dourados.

O debate, que foi organizado pela Funasa, contou com representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícias Federal e Militar, e lideranças das aldeias de Dourados, Amambaí, Antônio João e Iguatemi, chegado a aproximadamente 200 participantes.

"Elaboramos propostas interessantes que visam o combate à venda de álcool, tráfico de drogas e a criminalidade e também propostas preventivas em saúde através da Funasa, assim como o incentivo ás práticas esportivas, de lazer e geração de renda" declara a socióloga Juliana Kabad.

As propostas, elaboradas no debate, serão incluídas no relatório de combate a violência e encaminhadas aos órgãos competentes no início de Dezembro.

Segundo a socióloga, a participação das autoridades foi importante para tirar as dúvidas da população indígena. "Estes órgãos, contribuíram para esclarecer a população quanto os papéis de cada instituição na repressão da violência, porém, explicaram que o combate à violência deve ser a partir de uma ação conjunta com diferentes instituições", explica.

Durante o evento, foi realizada apresentação de trabalhos em grupo, mesa redonda com autoridades, e uma palestra sobre os dados e números de ocorrências atendidas pelas equipes de saúde dos casos de violência, pelo Coordenador Técnico das EMSI Dsei/Funasa Zelik Trajber.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.