De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Aldeias recebem Cartilha inédita no país sobre Aleitamento Materno

29/11/2007

Fonte: Agora MS



Os guarani-kaiowá da aldeia Caarapó em Mato Grosso do Sul, receberam nesta quarta-feira (28) a primeira edição da Cartilha sobre Aleitamento Materno, elaborada pela própria comunidade indígena, com auxílio de técnicos da Coordenação Regional da Funasa/MS e Secretaria de Estado de Saúde.

O Projeto é pioneiro no país e demorou mais de dois anos para ser concretizado. O objetivo é incentivar o aleitamento materno até o segundo ano de vida do bebê e ajudar a reduzir os índices de mortalidade infantil.

O evento reuniu mais de 150 mães com filhos pequenos e mulheres grávidas indígenas da aldeia Caarapó (Tey Kuê).

O Cacique da aldeia, Zenildo Isnardi, que já foi Agente de Saúde Indígena da Funasa/MS, ressaltou o orgulho de seu povo por ter participado da coleta de dados, ilustrações e elaboração dos textos hoje transformados em Cartilha. Isnardi agradeceu o empenho da Funasa e do estado na realização de inúmeras oficinas voltadas ao desenvolvimento da Cartilha sobre Aleitamento materno e todos os cuidados tomados para a preservação da cultura indígena.

Participou do evento representando a Secretaria de Estado de Saúde, a nutricionista Neide Maria da Silva Cruz, que contribuiu nos últimos dois anos na elaboração deste trabalho."É uma honra, hoje com a Cartilha em mãos, saber que cumprimos parte de nossa missão. Agora precisamos incentivar a leitura e a compreensão da necessidade do leite materno nos primeiros anos na vida de um bebê, que além de outros benefícios garante a imunização de muitas doenças infantis", destacou a nutricionista.

O prefeito de Caarapó Mateus Farias Palma e o Coordenador Regional da Funasa, Flávio da Costa Britto Neto também participaram da solenidade de entrega das Cartilhas. Britto agradeceu o empenho de todos indígenas e do Governo do estado para que a Cartilha se transformasse em realidade e leu parte do texto escrito pelos próprios indígenas que participaram das oficinas e que simboliza o motivo principal desta iniciativa: "A mãe que não dá leite do peito para seu bebê, ele fica magrinho. Os não-índios chamam isso de desnutrição", resumiu o coordenador, o modo direto dos índios descreverem um problema que pode levar as crianças à morte.

Ao todo serão distribuídas nas 72 aldeias de Mato Grosso do Sul até final de dezembro, 9 mil Cartilhas para três diferentes etnias sobre o Aleitamento Materno.

Os Terena da aldeia Bananal de Aquidauana receberão amanhã (30/11) as cartilhas e no próximo dia 5 de dezembro a distribuição acontece no município de Bodoquena para os Kadwéu da aldeia Alves de Barros.

Dois dias antes de cada entrega a Funasa e os técnicos do Estado, estarão realizando oficinas para capacitação das equipes multidisciplinares de saúde que vão ajudar a distribuir e divulgar as informações contidas na Cartilha, comprometendo-se a orientar as mães sobre a importância do leite materno.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.