De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios vão ao Supremo denunciar agressões e pedir homologação de terras

06/12/2007

Autor: Daniel Mello

Fonte: Radiobrás




Brasília - Líderes Guarani Kaiowá entregaram hoje (6) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), César Peluso, um documento pedindo a homologação da terra Ñaderu Marangatu, próximo a Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul e um dossiê que denuncia a violência contra indígenas na região.

Essas terras foram homologadas para os Guarani pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em março de 2005. Mas uma liminar concedida pelo STF suspendeu a homologação.

O Ministério Público intermediou um acordo que permite que os índios ocupem parte dessas terras que são reclamadas por fazendeiros como propriedade particular.

Segundo o líder Kaiowá, Hamilton Lopes, cerca de 900 índios estão acampados na área de uma fazenda. De acordo com ele, os indígenas vivem em uma área cercada por jagunços e sofrem com ameaças e, as mulheres, com estupros.

"De outubro pra cá, sofremos [as mulheres da aldeia] violência sexual pelos jagunços da fazenda e sofremos também ameaças dos pistoleiros", disse Lopes.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.