De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índio de 17 anos se enforca na Bororó, em Dourados

10/01/2008

Fonte: Maracaju News



O índio Eberton Batista da Silva, de 17 anos, se enforcou na noite de ontem na aldeia Bororó, em Dourados. Foi o primeiro caso de suicídio indígena deste ano. O adolescente usou um cinto de tecido que amarrou em uma árvore, próximo de sua casa. O corpo foi encontrado pelos (sic) que, desesperados, não esperaram a perícia e retiraram o filho do local.
O suicídio entre índios já é um problema de saúde pública em Mato Grosso do Sul. Conforme a Funasa, foram 42 casos no ano passado, a maior parte deles envolvendo jovens da etnia caiuá-guarani. A raiz do problema é a questão fundiária e as distorções sociais causadas pela proximidade entre as aldeias e a cidade, além do alcoolismo. Para enfrentar o problema a Fundação está atuando com psicólogos nos pólos de Mato Grosso do Sul.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.