De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Lideranças yanomami estão em Brasília para discutir saúde indígena e mineração

27/02/2008

Fonte: Folha de Boa Vista



Lideranças dos índios yanomami estão em Brasília articulando ações que possam resultar em melhoria no atendimento à saúde dos povos indígenas de Roraima. A comitiva, que viajou no início da semana e deve voltar amanhã para Boa Vista, também vai denunciar o projeto de mineração do Governo Federal em áreas indígenas, uma vez que os yanomami se dizem contrários à proposta.

A comitiva tem a participação do presidente da Hutukara Associação Yanomami (HAY), Davi Kopenawa Yanomami, do presidente do Conselho Distrital de Saúde Yanomami e Ye´kuana (Desei), João Davi Yanomami, do tesoureiro da HAY, Dário Vitório Xirixana, secretário do Desei, Raul Luiz Yacashi Rocha, e de Ivan Xirixana, liderança do Uxiú e gestor da HAY.

Desde segunda-feira, eles estão percorrendo diversos órgãos federais como Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Fundação Nacional do Índio (Funai), além do Ministério Público Federal e o Congresso Nacional, para conversar sobre a problemática da saúde nas terras indígenas, sobretudo a yanomami. Em cada encontro, serão entregues cartas com as opiniões dos índios.

Nesta quarta-feira, a comitiva vai participar de uma reunião às 15h30 com representantes do Ministério do Trabalho e da Funasa. Amanhã, às 9h, eles terão um encontro com dirigentes da Funai.

Na pauta das reuniões, além da questão da saúde, há também a mineração em áreas indígenas. "Nós, yanomami, não queremos mineração, não queremos que ela seja feita em nossa terra. Nós já nos manifestamos contrários à Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), que o governo criou, mas resolveu ignorar criando, depois, a Comissão Especial para discutir a lei de mineração em terras indígenas. Se vocês brancos mostrarem um lugar onde os povos indígenas vivem realmente bem com a mineração, um lugar onde vivem com saúde, respeitando suas culturas, onde os brancos os ajudem de forma correta e não os enganem ao darem dinheiro, onde não passem fome e onde não passem sede, se virmos esse lugar, do mesmo tamanho que nossa terra-floresta, podemos voltar a discutir esse assunto", diz o trecho de uma das cartas que estão sendo entregues em Brasília por meio das lideranças indígenas.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.