De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai vai ajudar a construir Casa de Reza em Amambai

03/03/2008

Autor: Jorge Franco

Fonte: Midiamax



A Aldeia Limão Verde, no município de Amambaí, terá a primeira Casa de Reza, ainda este ano. A garantia foi dada aos Nhanderú (Rezadores), pela administradora da Funai no Cone Sul, Margarida Nicoletti, que participou do encontro. O evento reuniu rezadores de todo o Cone Sul e tratou de assuntos relacionados à questão da entradas das igrejas evangélicas nas áreas indígenas, a utilização de plantas medicinais e a cura através da reza, além da questão fundiária.

O Encontro de Rezadores (Nhanderú) está sendo incentivado pela Funai e foi pedido pelos rezadores a administradora da Funai no Cone Sul, que sejam realizados outros encontros que possam reunir os rezadores para o Jerokigassu (Grande Reza), pelo menos duas vezes por ano. A administradora da Funai no Cone Sul, Margarida Nicoletti, disse que a Funai vai apoiar estes encontros, porque é uma das maneiras dos índios manterem a cultura tradicional.

Durante o encontro, Margarida Nicoletti, disse que a segunda casa de Reza a ser construída este ano, com a participação da Funai, na Terra Indígena de Dourados, na Aldeia Jaguapirú. A previsão é que a Funai ajude a construir mais três ou quatro Casas de Reza nas terras tradicionais. No mês passado, inaugurada na Terra Indígena de Panambizinho (Borboleta Pequena), município de Dourados, a primeira Casa de Reza da comunidade.

A cerimônia de Nhemongaraí (batismo) da Oga Potyi Gueguairisy, contou com a presença do Diretor de Assistência e vice-presidente da Funai, Aloysio Guapindaia, do Procurador Chefe da Funai, Antonio Marcos Salmeirão.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.