De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Funasa lança campanha de vacinação em área indígenas

26/04/2008

Fonte: Folha de Boa Vista



A partir de 02 de maio, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) dará início a uma campanha de Vacinação dos Povos Indígenas das Américas, no Pólo Base de Surucucu, na reserva Yanomami, Município de Alto Alegre. A campanha será intensificada principalmente em cinco pólos bases da reserva que são considerados de difícil acesso: Surucucu, Homoxi, Alto Padauiri, Média Padauirí e Palimiú.

Essas comunidades estão localidades em regiões de serras onde o acesso só é possível por meio de helicóptero ou de barco. De acordo com o coordenador da Funasa, Marcelo de Lima Lopes, a intenção é imunizar 52 mil índios distribuídos nos Distritos Sanitários do Leste (34 mil) e Yanomami (18 mil). Serão aplicadas as vacinas Tríplice Viral e Influenza e as vacinas de rotina como BCG, Pólio, Tetra Valente, Hepatite B, Febre Amarela, DT (antitétano), Varicela e Pneumococos.

São 39 técnicos envolvidos no trabalho, entre eles, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes de saúde indígena, missionários, equipe de apoio de logística e monitor da Funasa de Brasília. A campanha será realizada até o dia 19, podendo ser prorrogada caso haja dificuldades de acesso a alguma comunidade.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.