De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios trucás reclamam da assistência

27/04/2008

Fonte: O Globo, O País, p. 4



Índios trucás reclamam da assistência
Líderes da aldeia dizem que atendimento médico e educação são precários

Vânia Castro

A situação de abandono da tribo trucá, localizada nas proximidades da cidade de Sobradinho (a 555 km de Salvador, região nordeste da Bahia), é visível logo na entrada da aldeia. Buracos e uma estrada de terra ligam o local à cidade, e cercas velhas separam as casas de taipas da sociedade vizinha. As plantações de cebola, melancia, maracujá, feijão, mandioca e pimentão ajudam os índios no sustento das famílias.
Lazer é uma palavra pouco usada: na falta de brinquedos ou outras diversões, a turma da tribo se reúne embaixo de umbuzeiros para passar o tempo.
Segundo Pedro Antônio da Silva, uma das lideranças da aldeia, a assistência médica é escassa e o acesso a ela é difícil.
Somos assistidos e reconhecidos. Mas a Funai e a Funasa não cumprem com o verdadeiro papel nas áreas de educação, saúde e lazer.
A trucá é uma tribo dissidente da trucá-mãe, de Cabrobó (Pernambuco), há 25 anos, mas foi reconhecida há apenas dois.
A aldeia possui energia elétrica e a água para beber e cozinhar, que chega por carros-pipa.
A água do riacho serve para o banho e para a agricultura. A Funai contribui mensalmente com 25 cestas básicas, mas, segundo a liderança, o fornecimento atrasa até quatro meses.
Assistente administrativa da Funasa em Juazeiro, Aparecida Barbosa dos Santos diz que os índios recebem todo o apoio necessário na saúde e saneamento e que determinadas ações e programas não são feitas porque a tribo não está em terra legalizada. Pedro Antonio, por sua vez, afirma que todos têm esperanças de regularizar a propriedade.
Da Agência A Tarde

O Globo, 27/04/2008, O País, p. 4
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.