De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funasa inicia amanhã campanha de vacinação indígena

01/05/2008

Fonte: Folha de Boa Vista



A Coordenação Regional de Roraima (Core/RR) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) inicia nesta sexta-feira (02) a Campanha de Vacinação dos Povos Indígenas das Américas. A cerimônia de lançamento da campanha será às 9h, no Pólo Base de Surucucu, na reserva Yanomami. Estarão presentes os lideres indígenas yanomami, conselheiros indígenas de saúde, o diretor do Desai (Departamento de Saúde Indígena) da presidência da Funasa, Wanderley Guenka, o coordenador da Funasa/RR, Marcelo Lopes e a chefe do Distrito Yanimami Joana Claudete. Marcelo Lopes informou que apesar de buscar atender a todas as comunidades indígenas sob responsabilidade da Funasa/RR, a campanha será intensificada em cinco pólos bases considerados de difícil acesso. São elas: Surucucu, Homoxi, Alto Padauirí, Médio Padauirí e Palimiú, onde serão aplicadas as vacinas Tríplice Viral e Influenza, além das vacinas de rotina como a BCG, Pólio, Tetra Valente, Hepatite B, Febre Amarela, DT (antitétano), Varicela e Pneumococos. "A campanha será intensificada nas comunidades localizadas em regiões de serras, que são de difícil acesso, aonde as equipes só chegam de helicóptero ou de barco, mas nossa meta é atender a toda população indígena sob a responsabilidade da nossa coordenação", disse. De acordo com a meta estabelecida pela coordenação de Roraima, a intenção é imunizar 52 mil índios distribuídos nos Distritos Sanitários do Leste (34 mil) e Yanomami (18 mil). Serão 39 técnicos envolvidos no trabalho, entre eles, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes de saúde indígena, missionários, equipe de apoio de logística e um monitor do Desai. O coordenador da Core/RR, Marcelo Lopes, informou que a campanha será realizada até o dia 19, podendo ser prorrogada caso haja dificuldades de acesso a alguma comunidade. "Isso depende muito de como vai estar o tempo neste período. Quando chove as ações são dificultadas e teremos que prorrogar o prazo até visitar todas as comunidades e imunizar toda a população indígena", afirmou. A meta é atingir toda a população indígena sob a responsabilidade da coordenação de Roraima, que abrange a população indígena de Roraima e do Amazonas, nos municípios de Barcelos, São Gabriel da Cachoeira e Santa Izabel do Rio Negro.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.