De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Delegado: não há dado que incrimine tia de índia

28/06/2008

Fonte: Paraiba.com.br - www.paraiba.com.br



O delegado-chefe da 2ª DP do Distrito Federal, Antônio José Romeiro, reafirmou que, até o momento, não há provas que Maria Imaculada Xavante, tia da índia Jaiya Xavante, 16 anos, tenha a matado na última quinta-feira. Ontem, uma pessoa ligada à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) teria confirmado o fato à TV Brasil. "Não há nenhum dado objetivo ou subjetivo que aponte a tia como autora. Ela é cuidadora da menina há quase 16 anos", disse Romeiro.
Jaiya Xavante tinha lesão neurológica, não falava e se locomovia por meio de uma cadeira de rodas. Maria Imaculada seria uma das três irmãs casadas com o pai de Jaiya. Em um suposto acesso de ciúme do marido, ela teria empalado a jovem, ou seja, introduzido um vergalhão de ferro de aproximadamente 40 cm no órgão sexual da sobrinha.

A adolescente morreu vítima de vítima de empalamento. Ela deu entrada no Hospital Sarah Kubitschek e no Hospital Universitário de Brasília (HUB) após ter tido o órgão genital perfurado.

Romeiro reafirmou que ainda "é impossível apontar suspeitos" pela morte da índia. Ele informou que a Polícia Civil ouviu, até agora, oito pessoas, entre familiares e funcionários da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), sobre a morte da índia.

Segundo ele, todos os índios e funcionários da Casai serão ouvidos, além de pessoas que tiveram contato com a família da índia. Também nos próximos dias, a polícia ouvirá a mãe e a tia da adolescente, que a acompanhavam na Casai.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.