De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Nortão: índios mantém 4 pescadores há 9 dias em aldeia

07/08/2008

Fonte: Só Notícias - www.sonoticias.com.br



Quatro pescadores estão impedidos de sair, há nove dias, da aldeia Sobradinho, da etnia Kayabí, no Parque Nacional do Xingú. A aldeia fica às margens do rio Arraia, no município de Marcelândia (210 km de Sinop). Os índios acusam o grupo de invadir suas terras e pescar em área proibida e exigem a presença do presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), ampliação de suas terras e meios para coibir a pesca ilegal na região.

Funcionários do Ibama (Instituto Nacional do Meio Ambiente) e da Funai que foram ao local averiguar a denúncia de pesca ilegal, também foram mantidos reféns no final de semana. Um helicóptero resgatou ontem os fiscais, que foram levados a Barra do Garças. Os pescadores permanecem no local e os índios querem garantias para que suas áreas não voltem a ser invadidas.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.