De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Índios de MS ganham Prêmio Culturas Indígenas

18/08/2008

Fonte: Dourados Agora - www.douradosagora.com.br



Índios de três etnias de Mato Grosso do Sul foram vencedores do Prêmio Culturas Indígenas 2007. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (15) no Diário Oficial da União (D.O.U.). Cada projeto premiado deve receber R$ 24 mil para continuar investindo nas iniciativas de preservação da própria cultura.

Esta é a segunda edição do Prêmio Culturas Indígenas. Os Terena foram agraciados com dois projetos: Kipaé Pitivókoke (dança da ema) e fortalecimento e valorização da cerâmica Terena. Também foram escolhidos dois projetos da nação Guarani Kaiowá. São eles: Jakaira Ñemongarai (Batismo da deusa da fartura) e Ação música em idioma guarani. Já os Ofayé devem receber o prêmio pela ação de preservação do idioma intitulada Nossa Língua Ofayé.

A comissão de seleção que escolheu os 102 projetos que receberiam o prêmio - composta de 16 pessoas, das quais oito índios de diversas etnias - se reuniu de 6 a 9 de agosto em Embu das Artes, São Paulo, para julgar as propostas apresentadas. Mais de 726 projetos foram submetidos a análise.

A premiação é uma iniciativa da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC), em parceria com a Associação Guarani Tenonde Porã. Os recursos destinados à premiação são oriundos da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Esta edição homenageia o índio Xicão Xukuru. Pernambucano, foi líder de seu povo na luta pelo retorno à posse e à demarcação do território tradicional e pelo resgate e valorização da identidade Xukuru por meio de seus aspectos culturais e religiosos. Participou de forma decisiva da mobilização indígena no período em que se deu a Constituinte (1987/1988). Foi morto a tiros em maio de 1998.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.