De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

COMO NÓS, YANOMAMIS, PROTEGEMOS NOSSA FLORESTA

24/11/2008

Fonte: Cese - www.cese.org.br



Nós, Yanomami, estamos nos reunindo nos limites da nossa terra-floresta. Todos os Yanomami, de todas as regiões, todas as lideranças, estão reunidos nesse encontro. Esse encontro já é feito há dois anos. Por que nós Yanomami, habitantes da floresta, fazemos esse encontro? As lideranças dos brancos demarcaram nossa floresta, mas os gafanhotos, os destruidores da floresta, continuam penetrando muito na nossa terra. Os devoradores da floresta continuam penetrando, os que tomam os peixes continuam penetrando, os que derrubam a floresta continuam penetrando, aqueles que agem como ariranhas continuam penetrando. São esses que degradam nossa terra-floresta.

Por que estamos fazendo essa reunião agora no Ajarani? Vocês não devem se questionar sobre isso. Nessa região moram fazendeiros, por isso fizemos essa grande reunião. Há muitas coisas ruins na nossa terra floresta, queremos informar e alertar uns aos outros sobre isso, por isso nos reunimos. Agora apareceu nossa associação, por isso a proteção à nossa terra-floresta se tornou maior. Surgiu a Hutukara Associação Yanomami, que sustenta nossa forma saudável de viver. Por isso nós nos fortalecemos.

Não vamos ajudar os que moram na beira da nossa floresta, nós não nos questionamos dessa forma. Todos nós moramos em uma única terra-floresta, todos nós a protegemos. Por que nós pensamos dessa forma? Porque há os brancos que querem penetrar na nossa terra-floresta. Por isso, se alguns poucos de nós fizerem algo errado, todos nós, Yanomami, sofreremos e o fim surgirá. É assim que nós, Yanomami, habitantes da terra-floresta, queremos falar a vocês, brancos. Por isso fizemos esse jornal.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.