De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Guerra entre fazendeiros e índios deixa 1 morto

12/12/2002

Fonte: Hoje em Dia-Belo Horizonte-MG



A luta pela posse de terra entre índios pataxós e fazendeiros no entorno do Parque Nacional de Monte Pascoal, extremo-sul da Bahia provocou a primeira morte esta semana, após meses de ameaças de ambas as partes. A polícia confirmou ontem o assassinato na segunda-feira do segurança José Geraldo Morais, de 36 anos, que trabalhava para a associação dos fazendeiros da região.
Ele e um colega teriam sido atacados por um grupo de pataxós quando circulavam de bicicleta próximo à entrada da Fazenda Mirante, uma das quatro ocupadas pelos índios desde abril. Morais foi alvejado nas costas e morreu enquanto seu parceiro conseguiu fugir. Fontes ligadas aos índios disseram que eles reagiram aos tiros disparados pelos seguranças em direção ao acampamento onde viviam oito famílias de pataxós na área da fazenda. O delegado José Batista que investiga o caso e ouviu o companheiro da vítima, disse, contudo, que tratou-se efetivamente de uma emboscada. Ele pretende ouvir representantes indígenas nos próximos dias.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.