De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Vinte famílias resistem em deixar área indígena

01/12/2002

Fonte: Hoje Em Dia-Belo Hrizonte-MG



A resistência de cerca de 20 famílias de trabalhadores rurais de permanecer numa área
indígena, onde hoje existe o assentamento Capoeira do Barro, em Floresta, sertão de
Pernambuco, a 880 quilômetros de Recife, deixou o clima tenso neste sábado na cidade.
Desde a última quarta-feira, 400 índios da tribo Pipipan invadiram o assentamento e exigem a retirada das famílias assentadas, já que as terras foram reconhecidas pela Funai.
Os assentados afirmam que somente deixarão o local quando o Incra colocar as famílias em outro assentamento e construir as casas. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Floresta, Ricardo Souza, a situação se complicou por causa da indefinição da Funai e do Incra em decidir o destino das famílias assentadas. 'Os índios estão
retomando uma área deles, mas os trabalhadores não podem ficar sem suas casas', disse. De acordo com o presidente do sindicato uma reunião já está marcada para a próxima semana
entre representantes do Incra, Funai, trabalhadores e índios para decidir a questão.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.