De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Nota sobre ocupação do Dsei Araguaia

23/06/2009

Fonte: Home Page da Funasa - http://www.funasa.gov.br/



Documentos anexos


A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde, informa que a sede administrativa do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Araguaia, em São Félix do Araguaia, encontra-se, desde ontem (22), ocupada por um grupo de índios das etnias Karajá e Canela.

A principal reivindicação dos indígenas é a renovação do convênio que a Funasa mantinha com a Organização Não-Governamental (ONG) Iny Mahadu. A referida instituição não foi considerada capacitada, pela Funasa, durante o processo de seleção para a prestação de serviços de atendimento à saúde. Assim, um novo chamamento público foi aberto, objetivando a escolha de uma nova conveniada.

O líder dos indígenas que ocupam o edifício do Dsei é Samuel Yriwana Karajá, coordenador da Iny Mahadu, que não aceita manter contato com o coordenador da Funasa em Goiás, Ruy Gomide, e exige uma reunião com o diretor do Departamento de Saúde Indígena da Funasa (Desai), Wanderley Guenka.

Por intermédio do coordenador Ruy Gomide, a Funasa também já entrou em contato com a Procuradoria-Geral Federal no sentido de solicitar a reintegração de posse do Dsei.

A Funasa lembra, ainda, que a Portaria nº 293, de abril de 2008 (clique e leia a íntegra), estabeleceu novos critérios para a celebração de convênios com entidades governamentais e não-governamentais, para execução das ações de atenção à saúde dos povos indígenas.


Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde - Ascom
Fundação Nacional de Saúde - Funasa
Tel. (61)3314-6440 /-6446 /-6439
Fax: (61) 3314-6630
E-mail: nimp@funasa.gov.br
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.