De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Comunidade indígena sofre surto de malária

20/08/2009

Fonte: Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=90862



Fonte: Portal Amazônia com informações da TV Roraima

BOA VISTA - O surto de malária na região de Auaris tem sido motivo de novas críticas a Funasa, responsável pela assistência de saúde nas comunidades indígenas. Dados da instituição mostram que no ano passado foram confirmados 755 casos da doença no Distrito Leste, enquanto no primeiro semestre deste ano, o número chega a 508 sem mortes.

A Funasa afirma que não houve falhas no atendimento e discute com lideranças indígenas e representantes do Ministério da Saúde ações de combate a doença.

Na área Ianomâmi no ano passado, foram confirmados 5.148 casos. E no primeiro semestre deste ano, o número chega a 1.457 casos. Três pessoas morreram.

As lideranças indígenas discutem a saúde dos índios com a coordenação local e representantes do Ministério da Saúde para definir o que será feito para combater o problema.

A discussão tambem abrange sobre qual organização deverá ser contratada para prestar o atendimento até que seja instalada a Secretaria Especial do Índio. No momento, a Funasa está passando por processo de transição junto ao Ministério da Saúde.

Caso as lideranças indígenas não entrem em acordo sobre a organização que será contratada, a coordenação regional da Funasa comunicou o Ministério da Saúde sobre a possibilidade de contratar uma empresa conveniada de outro estado.(MM)
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.