De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios pedem ajuda de ministério

28/02/2003

Fonte: Diário Catarinense-Florianópolis-SC



Índios Guarani da região do Morro dos Cavalos, em Palhoça, estiveram ontem no Ministério Público Federal (MPF) pedindo ajuda. Segundo representantes da tribo, a comunidade vizinha de Enseada do Brito está distribuindo panfletos com informações erradas sobre a demarcação das terras.

Nos folhetos, sem assinatura, está escrito que a demarcação vai favorecer a chegada de mais índios na região. "Estima-se que virão entre 5 mil e 10 mil índios do Uruguai, Paraguai, Argentina e outros estados do Brasil", cita o texto.

O pedido de regularização das terras foi feito em dezembro passado pela Funai. Desde então, a prefeitura de Palhoça e a Câmara de Vereadores do município estão unidas na tentativa de impugnar a demarcação. Eles alegam que o território atinge uma área de preservação permanente, e que nele existem mananciais de água responsáveis pelo abastecimento da comunidade de Enseada do Brito. "Não queremos a água de ninguém, só queremos um lugar para morar com segurança", afirma o cacique Artur Benite.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.