De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Reunião define parceria no combate à Gripe A entre populações indígenas do AM

13/11/2009

Fonte: Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/notFunasa.asp



A preocupação da Funasa com possíveis casos de gripe suína (H1N1) entre índios Yanomami na fronteira com a Venezuela motivou uma reunião, ontem (12), do coordenador-geral de Atenção à Saúde Indígena do Departamento de Saúde Indígena (Desai) da Fundação, Flávio Pereira Nunes, com representantes de órgãos de saúde do Amazonas.

A reunião, realizada em Manaus, contou ainda com a participação do coordenador regional da Funasa no Amazonas, Worney Amoedo Cardoso; da coordenadora técnica de Imunização do Desai, Bárbara Cristina Souza; do secretário-executivo de atenção ao interior da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Evandro Melo; além de técnicos da Coordenação Regional do Amazonas (Core/AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), instituição que preside o comitê gestor de monitoramento da doença no estado.

O coordenador-geral do Desai, Flávio Nunes, falou durante a reunião sobre o planejamento que está sendo desenvolvido no enfrentamento e combate de possíveis casos de Influenza A entre os Yanomami, em Roraima, e convocou a Core/AM a montar o seu comitê interno de trabalho. O Amazonas possui grandes extensões de fronteira, o que torna o estado susceptível ao surgimento de novos casos em áreas indígenas. "Não negligenciem a doença. Devemos nos antecipar aos casos, promovendo capacitações, dando orientações às equipes de saúde e fazendo aquisições de insumos necessários ao combate", frisou.

Flávio Nunes diz que o recurso orçamentário necessário ao combate da doença já está garantido e disponibilizado. Ele orienta que os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) devem executá-lo, e ainda caso necessário, poderá ser implantado um plano emergencial com o aumento no número de horas de voos e de equipes de saúde para atuarem em área.

A Funasa vem desenvolvendo campanhas e orientações de combate à doença, como informou o chefe do Dsei Alto Solimões, Plínio Cruz. Segundo Plínio, autoridades de saúde da Colômbia descobriram novos casos da Gripe A na cidade de Letícia, que se separa da cidade de Tabatinga (AM), do lado brasileiro, por apenas uma rua.

Flávio informou ainda que seminários e treinamentos já estão programados para este mês e dezembro, e recomendou atenção especial com os Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (Aisan), por residirem nas aldeias.

Na reunião ficou definido que todas as informações da Coordenação Regional sobre notificações de novos casos e informes nas áreas indígenas serão inseridos no boletim oficial do Comitê Gestor Estadual da Gripe A no Amazonas, que é presidido pela FVS, e pelo qual serão divulgadas à sociedade por meio da imprensa.

O coordenador regional Worney Amoedo informou que já instituiu, por meio de portaria a ser publicada no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (16), o Comitê de Crise Influenza A H1N1 da Core/AM. Composto por sete membros, o Comitê terá a finalidade de acompanhar as ações preconizadas no protocolo do Ministério da Saúde, nas terras indígenas de abrangência dos Dseis do Amazonas.

O secretário-executivo do Interior, Evandro Melo, informou que "tudo o que for necessário em termos de estrutura o governo estará disposto a oferecer, especialmente na questão dos testes e diagnósticos". A Funasa já possui assento no Comitê Estadual.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.