De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Funasa ainda aguarda exame de gripe suína entre Yanomami

19/11/2009

Fonte: Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=74647



A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) aguarda o resultado do material coletado para exame clínico de quatro indígenas com síndrome gripal, suspeitos de estarem com a Inlfuenza A (H1N1), enviado para análise no Instituto Evandro Chagas, no Pará, na semana passada. O resultado do exame, feito através da secreção nasal, é esperado ainda para essa semana.

Enquanto isso, dentro das ações do Comitê de Crise H1N1, criado pela Funasa junto a órgãos que atuam dentro da terra indígena, as equipes que irão trabalhar no combate à infecção pelo vírus já estão sendo treinadas.

A coordenação técnica do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI Yanomami), sob a gerência do Comitê de Crise da Gripe H1N1, realizou na semana passada o treinamento para 25 técnicos sobre o 'Diagnóstico, coleta de exames e vigilância epidemiológica' em áreas indígenas.

O treinamento aconteceu numa parceria da Funasa com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e o Laboratório Central (Lacen) e faz parte do Plano de Ação de Vigilância Epidemiológica que está sendo implantado pela Coordenação Regional (Core/RR) da fundação na região fronteira com a Venezuela.

Além dos técnicos do DSEI Yanomami, também estão participando do treinamento os profissionais do Distrito Sanitário Indígena do Leste, Casa de Saúde do Índio (Casai/RR), Alto Solimões (AM) e Exército Brasileiro, que foram treinados em coleta do swab (secreção) sob a coordenação da bioquímica do Lacen, Cátia Menesy.

No início da próxima semana, inicia o treinamento e capacitação de mais 25 profissionais em 'diagnóstico, coleta de exames e vigilância epidemiológica', que servirão de agentes multiplicadores do conhecimento e, assim como os demais, irão fazer parte das equipes sentinelas.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.