De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Grupo indígena acusa PM de violência em ação de despejo

21/11/2009

Fonte: FSP, Brasil, p. A8



Grupo indígena acusa PM de violência em ação de despejo

Da agência Folha, em Cuiabá

Cerca de 300 índios da etnia terena que invadiram e mantinham acampamento há mais de um mês na fazenda Querência São José, em Sidrolândia (60 km de Campo Grande), foram despejados anteontem em uma ação promovida por fazendeiros da região, sem mandado judicial, dizem os índios.
Houve confronto e, segundo os terenas, dois idosos ficaram feridos sem gravidade. Eles acusam a Polícia Militar de dar cobertura à ação, com uso de cachorros e da tropa de choque. A versão é contestada pela PM, que disse ter enviado policiais ao local para "evitar agressão contra os indígenas".
O grupo permanecia, até ontem, abrigado na aldeia Buriti, nas proximidades da área do conflito. "Vamos voltar à fazenda o quanto antes", afirmou Jérson Terena, um dos líderes do grupo.
A fazenda Querência fica dentro da área da terra indígena Buriti, de 17 mil hectares, identificada em 2001. Os proprietários questionam a demarcação na Justiça Federal. (Rodrigo Vargas)

FSP, 21/11/2009, Brasil, p. A8
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.