De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Policiais controlam situação em fazenda invadida por índios xavantes

10/04/2003

Fonte: Diário de Cuiabá-Cuiabá-MT



Equipes das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros estão na Fazenda Rica 2, no município de Primavera do Leste (a 244 quilômetros de Cuiabá) , onde cerca de 150 índios Xavantes invadiram a área, saquearam e mantiveram reféns, após alegarem que um de seus integrantes teria sido morto por fazendeiros.

Segundo o secretário-adjunto de Segurança Pública, Vitor Hugo Metello, atualmente, a situação está sob controle. Porém, os índios afirmam que só deixam o local depois que o índio ou o seu corpo for encontrado.

"A Polícia Civil, durante o dia, fez investigações na região tentando descobrir quais foram os últimos passos do índio; o Corpo de Bombeiros fez busca no rio onde disseram ter encontrado as roupas que ele usava e a Militar tem dado a segurança para evitar que novos transtornos ocorram", explicou Metello.

No fim da tarde de ontem, as buscas foram suspensas, mas recomeçaram nesta manhã. Além das Polícias do Estado, a Federal e a Funai também estão no local, onde tentam negociar com os índios.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.