De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Confirmado primeiro caso de Gripe A em comunidade Yanomami

04/12/2009

Fonte: Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=98358




04 de jeneiro de 2010

Fonte: Régis Góes / TV Santa Isabel

SANTA ISABEL DO RIO NEGRO - Foi confirmado hoje (04) o primeiro caso de Gripe A em uma aldeia indígena em Santa Isabel do Rio Negro, a 628 km de Manaus. A vítima é de uma comunidade que fica a 100 km do município. O paciente é um índio da tribo Yanomami.

Ele foi removido ontem (03) por um helicóptero da Funasa até a sede do município para tratamento. Segundo informações do órgão, ele foi medicado e não corre o risco de morte.

Uma equipe da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (Susam) deve chegar amanhã à Santa Isabel para trazer mais medicamentos. O objetivo é combater o Vírus H1N1 na cidade. De acordo com um coordenador da Funasa, que pediu para não ser identificado, o índio pode ter contraído o vírus em passagem pelo município.

O material para análise foi coletado e enviado para Manaus. Hoje, vários profissionais se reúnem para planejar estratégias de combate ao Vírus.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.