De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Guaranis de quatro países se reúnem no Paraná

03/02/2010

Fonte: OESP, Nacional, p. A10



Guaranis de quatro países se reúnem no Paraná

Roldão Arruda

Cerca de 800 índios guaranis do Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina vão se reunir hoje em Diamante D'Oeste, no Paraná, para discutir formas de fortalecer o intercâmbio cultural entre suas comunidades. O encontro é promovido pela Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, com o apoio da Itaipu Binacional.

A ideia da reunião surgiu em reuniões do Mercosul e ganhou corpo com o crescimento dos guaranis na cena política da região. Na Bolívia, onde está a maior comunidade, com 80 mil índios, eles ganharam espaço com o apoio do presidente Evo Morales. No Paraguai, o presidente Fernando Lugo, que, quando bispo, era ligado à Teologia da Libertação, já disse em diferentes ocasiões que o continente tem uma enorme dívida com os povos originais, os guaranis.

No Brasil existem aproximadamente 60 mil guaranis, espalhados por sete Estados. Aparecem principalmente em questões relacionadas à disputa por terras e denúncias de genocídio.

"É um reencontro histórico, que pode ajudar a sociedades a se conscientizar de que a cultura indígena faz parte da nossa diversidade cultural", diz o secretário de Identidade e Diversidade Cultura, Américo Córdula. Os ministros da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, e do Paraguai, Ticio Escobar, participarão do encerramento do encontro, na sexta-feira.

OESP, 03/02/2010, Nacional, p. A10
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.