De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Nota oficial à imprensa sobre primeiro caso de H1N1 em indígenas no Pará

02/03/2010

Fonte: Funasa - http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=160



Brasília, 02 de março 2010

A Assessoria de Comunicação Social e Educação em Saúde (Ascom) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão vinculada ao Ministério da Saúde, informa que foi constatada a existência de um caso de Influenza Pandêmica A (H1N1) em um indígena da etnia Assurini, no Estado do Pará.

Trata-se de uma criança do sexo masculino, de seis meses de idade, pertencente a uma comunidade situada a cerca de 18 quilômetros do município de Tucuruí (350 quilômetros de Belém). O menor foi removido no domingo (23), por ambulância, acompanhado por um profissional de saúde da Funasa e transportado até o município de Belém. Foi internado no Hospital da Santa Casa de Misericórdia, onde houve coleta de material para exame. Após confirmado o caso, o indígena foi transferido para o Hospital Barros Barreto;

A Ascom/Funasa informa ainda que, antes de a criança indígena apresentar os sintomas de gripe A, permaneceu internada durante 16 dias em uma Unidade de Saúde de Tucuruí com suspeita de Pneumonia, recebeu alta e retornou para a aldeia;

De acordo com as informações dos médicos do hospital e da equipe de saúde indígena da Funasa que acompanha o menino, não há risco de morte. A criança está medicada, passa bem, e deverá ficar em observação por tempo indeterminado.

Uma equipe do Dsei Guamá-Tocantins se deslocará para a aldeia Trocará objetivando intensificar a vigilância da Síndrome Gripal, Síndrome Respiratória Aguda Grave e ocorrência de eventual surto, além da adoção de condutas estabelecidas nos protocolos nacionais para o enfretamento da pandemia.

Desde o final do primeiro semestre de 2009, a partir do surgimento dos primeiros casos da gripe Influenza A entre indígenas no País, o Departamento de Saúde Indígena (Desai) da Funasa estruturou um sistema de vigilância de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave entre a população indígena, de modo a poder identificar a ocorrência de epidemia ou confirmar a circulação do vírus.

Já está programada a vacinação de bloqueio do vírus no período de 15 a 20 de março na aldeia Trocará. Além deste caso identificado, não existem outros registros da doença, confirmados entre os 21. 411 indígenas do Estado.

Finalmente, a Funasa reitera que se mantém à disposição para quaisquer outras informações e que, a qualquer momento, poderá divulgar novos comunicados sobre o quadro de saúde do indígena.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde - Ascom
Fundação Nacional de Saúde - Funasa
Tel. (61)3314-6440 /-6446 /-6439
Fax: (61) 3314-6630
E-mail: nimp@funasa.gov.br
www.twitter.com/funasa
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.