De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios de Goiás e Ceará começam a ser vacinados contra gripe suína

09/03/2010

Fonte: R7 - http://migre.me/mRyh



Meta é imunizar mais de 90% da população indígena em cada região

A Coordenação Regional da Funasa em Goiás iniciou nesta segunda-feira (8) a campanha de vacinação contra gripe Influenza A (H1N1) - popular gripe suína - nas comunidades indígenas de abrangência do Disei (Distrito Sanitário Especial Indígena) Araguaia, segundo informações da Funasa (Fundação Nacional do Índio) divulgadas nesta terça-feira (9).

A ação foi realizada de forma simultânea por meio dos quatro Polos-Base Confresa, São Félix do Araguaia e Santa Terezinha no Estado de Mato Grosso e no Polo-Base de Goiás.

A meta é imunizar 95% desta população que constitui de 3.900 índios distribuídos em 25 aldeias localizadas nos Estados de Mato Grosso, Tocantins e Goiás.

Na Casai (Casa de Apoio à Saúde do Índio) de Goiânia, a campanha começa nesta quarta-feira (10) quando serão vacinados todos os índios internados ou em trânsito e 61 funcionários da casa.

A Equipe de Educação em Saúde da Funasa vai promover palestras aos indígenas com o objetivo de esclarecer e orientar sobre as noções básicas da gripe A e a necessidade de adoção das medidas preventivas.

Ceará

Na segunda (8) começou também a vacinação de comunidades indígenas do Ceará. A meta, segundo o Disei/CE (Distrito Sanitário Especial Indígena) é vacinar os 24 mil índios, das 76 aldeias do Estado.

O coordenador regional da Funasa no Ceará, Germano Fonteles esteve no Polo-Base indígena na aldeia Lagoa dos Tapebas 2, no município de Caucaia. Lá, serão vacinados cerca de 7.000 indígenas até o dia 19 de março, dia de encerramento da campanha.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.