De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

ONG envia carta à ONU pedindo providência contra garimpeiros em reserva Yanomami

02/04/2010

Autor: Cyneida Correia

Fonte: Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/




O diretor da Survival, Stephen Corry, enviou na última quarta-feira (31), uma carta para James Anaya, relator especial de Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais dos Povos Indígenas da Ornganização das Nações Unidas (ONU), pedindo providências contra a entrada de garimpeiros na terra indígena Yanomami.

O documento pede que o relator especial faça uma intervenção urgente nos garimpos ilegais existentes no território indígena. Segundo Corry, o pedido de intervenção da ONU foi feito devido à inércia do governo brasileiro para retirar os garimpeiros da reserva.

"Pedimos que levante esta questão com o governo brasileiro para que aja rapidamente, removendo todos os mineiros ilegais do território Yanomami, e que evite a entrada de outros invasores ilegais no futuro", disse na carta.

A ONG Survival acredita que o governo brasileiro deve cumprir a sua obrigação constitucional de proteger o território indígena de invasões. "Nós acreditamos que o governo, em consulta com os yanomami, deve estabelecer uma proteção viável para o território, bem como dissuadir as repetidas invasões. A Hutukara Associação Yanomami está extremamente preocupada com a presença de garimpeiros. A entidade escreveu numerosas cartas e pediu ajuda a uma série de departamentos governamentais, como Funai, Polícia Federal e até ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que removessem os mineiros, mas nada foi feito", disse o representante da Survival, acrescentando que a presença dos garimpeiros pode gerar violência, destruição e até perda de vidas.

http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=83466
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.