De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Indígenas Yanomami fazem manifestação em frente à Funai

07/04/2010

Fonte: Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com/



BOA VISTA - A Hutukara Associação Yanomami (HAY) realizou na manhã desta quarta-feira (7),em Boa Vista, uma manifestação contra a invasão da Terra Indígena Yanomami, no estado de Roraima. A reivindicação foi em frente à Funai. O objetivo do protesto é divulgar as invasões e a retirada ilegal de madeira da terra indígena. E buscar apoio para fortalecer a luta.

A Terra Indígena Yanomami foi demarcada em 1991 e homologada pelo Governo Federal em 1992. No entanto, desde a homologação, a terra continua invadida por fazendeiros da região e por mais de dois mil garimpeiros.

Denúncias

Inúmeras denúncias já foram protocoladas na Funai e órgãos federais, mas a comunidade continua sem respostas por parte do governo brasileiro. Jovens indígenas têm se arriscado, observando os garimpos para registrar as atividades ilegais realizadas na terra. Para eles, esta é uma maneira de documentar as várias denúncias feitas e que continuam sem providências.

No último dia 16 de março, a Hutukara protocolou, novamente, na Funai, Polícia Federal e Ministério Público Federal o pedido de providências para a retirada dos invasores.

A Hutukara reivindica que, além de operações de desintrusão, in loco, sejam realizadas ações efetivas para desestruturar as raízes econômicas do garimpo nas áreas urbanas de Roraima - transporte, comércio e investimentos.

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=103197
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.