De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Projeto de alfabetização em Terena será lançado hoje

15/04/2010

Fonte: Agência de Comunicação da Prefeitura de Aquidauana (MS) - http://www.aquidauana.ms.gov.br




Foto: Sirnay Moro
O projeto "Koêru - Koexépukopoti Kúxoti Éxone Terenoe" - Reconstruindo Saberes Tradicionais Terena, desenvolvido por um grupo de professores da UFMS, UEMS, e Gerência Municipal de Educação será lançado, nesta quinta-feira (15) a partir das 19 horas, durante as festividades alusivas ao Dia do Índio na Igreja Evangélica Indígena Uniedas de Aquidauana.

De acordo com a professora Claudete Cameschi, uma das coordenadoras, o projeto tem como objetivo, oferecer as crianças, jovens e adultos indígenas e não-indígenas, residentes na área urbana de Aquidauana, aulas de alfabetização em língua terena.

O Governo Municipal será parceiro da iniciativa ajudando na viabilização de carteiras e disponibilizando dois professores indígenas Terena-Bilíngue da Rede Municipal de Ensino para ministrar as aulas de alfabetização.

Idealizado para acontecer na sede da Igreja Uniedas, na Vila Trindade, a meta é formar 3 turmas com 30 alunos cada, com uma carga horária de duas horas semanais. O projeto deve ser concluído em 30 de Novembro de 2010, totalizando 180 horas/aula.

Também estão envolvidos no projeto a professora Onilda Sanches Nincao da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, o professor Paulo Baltazar da Gerência Municipal de Educação e o pastor da Igreja Uniedas - Dilson Rodolfo Marcos.

O projeto está cadastrado na PREAE - Pró-Reitoria de Extensão Cultura e Assuntos Estudantis da UFMS e na Fundect - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul.
Fonte: ACS/Helder Lima

http://www.aquidauana.ms.gov.br/noticia.php?id=Mjg4Mg==
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source