De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

BNDES diz que vai responder acusações do MPF em momento oportuno

11/05/2010

Autor: Alana Gandra

Fonte: Agência Brasil - http://agenciabrasil.ebc.com.br/



Rio de Janeiro - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou hoje (11), por meio da assessoria de imprensa, que está avaliando as acusações feitas pelo Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul e irá se posicionar sobre o assunto no momento oportuno.

O MPF está questionando os critérios do banco para a concessão de financiamentos às empresas Cosan/Shell e Bunge, cujas usinas Nova América e Monteverde, respectivamente, estariam adquirindo matéria-prima cultivada em terras indígenas naquele estado.

Os procuradores do MPF informaram que embora seja proibido pela Constituição Federal, o plantio de cana para uso comercial em áreas indígenas é comumente feito em Mato Grosso do Sul.

Segundo o MPF, o BNDES não poderia financiar empresas que compram cana produzida de forma ilegal. Considera que, agindo desse modo, o banco estaria contribuindo para incentivar conflitos por terra e violações aos direitos indígenas no estado.

Edição: Aécio Amado

http://agenciabrasil.ebc.com.br/ultimasnoticias?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=949324
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.