De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Grupo discutiu "reserva" indígena

27/05/2010

Fonte: A Região (BA) - http://www2.uol.com.br/aregiao/



Os deputados Jorge Khoury, Nelson Pelegrino, Raymundo Veloso e Geraldo Simões; o presidente da Associação de Pequenos Produtores de Ilhéus, Una e Buerarema, Luiz Henrique Uaquim, discutiram a crise com os "índios" Tupinambás.

Acompanhados do secretário de Governo de Ilhéus, Alcides Kruschewsky, o grupo conversou com o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, sobre a pretensa demarcação de terras para os supostos índios Tupinambá, pela Funai.

"A comissão defendeu a elaboração de um novo estudo com acompanhamento dos entes federativos, no caso o estado e os municípios, o que não ocorreu com o atual relatório," explica Alcides.

"O ministro tomou conhecimento de diversos erros cometidos no documento, além da preocupação de produtores e moradores com o estado de violência na área do conflito".

A comissão sugeriu que o governo federal adote outra política, se for o caso de reparação, criando uma reserva indígena com tamanho mais razoável do que os 48 mil hectares que a Funai está propondo, desapropriando a área.

Alcides sugeriu que integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal se reunissem com o deputado Raymundo Veloso e Luiz Henrique Uaquim.

Veloso lembrou que "não há nenhum registro que incrimine qualquer produtor por ato violento contra indígena".

http://www2.uol.com.br/aregiao/2010/05/entry_2231.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.