De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Violação dos direitos humanos dos povos indígenas

31/05/2010

Autor: Letícia Campos

Fonte: Coiab - http://www.coiab.com.br/



Relatório da Anistia Internacional, organização não governamental sobre os direitos humanos, denuncia a violência sofrida pelos Povos Indígenas no Brasil.

Segundo o documento, comunidades Guarani-kaiowá, do Mato Grosso do Sul, já foram agredidas com armas de fogo e há, inclusive, registro de morte e o desaparecimento de indígenas.

A expulsão de índios do seu território, como o caso dos povos Apyka'y, que tiveram que abandonar o acampamento e viver em situação precária à beira de uma rodovia, é também um tipo de violação dos direitos humanos.

O relatório cita também "ameaças" ocorridas às comunidades tradicionais e indígenas da Amazônia em função dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo Lula.

O representante da ONG, Tim Cahill, afirma que, apesar da persistência das autoridades governamentais em solucionar o problema dos direitos humanos do país, diversas denúncias continuam se repetindo.

De acordo com Tim Cahill "Há um vácuo entre o entendimento das autoridades em implementar reformas, garantir direitos e a implementação verdadeira e concreta. Esse entendimento das autoridades é sempre contrariado por interesses econômicos e políticos. O que nós vemos é que existe um discurso para a reforma, mas a implementação não ocorre".

O documento chama a atenção também para os conflitos agrários, a violência com que são tratados os moradores de favelas do Rio de Janeiro e a situação carcerária do Brasil.

Para mais informações sobre o relatório acesse: http://br.amnesty.org/

Assessoria de Comunicação/COIAB: Letícia Campos

http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=index&id=493&tipo=N
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.