De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Suplicy intervém em conflito entre índios acampados na Esplanada dos Ministérios e a Polícia Federal

01/06/2010

Fonte: Agência Senado - http://www.senado.gov.br/agencia




O Senador Eduardo Suplicy interveio em conflito entre a Polícia Federal e índios de diversas etnias acampados no gramado central da Esplanada dos Ministérios, em frente à pasta da Justiça. A PF pressionava os índios a se retirarem do local.

Suplicy foi até o acampamento quando chegava para o trabalho no Senado, depois de ter sido informado pelo líder do grupo, o guajajara Arão da Providência, de que eles não poderiam se retirar. Motivo: uma adolescente de sua etnia havia menstruado pela primeira vez neste sábado. De acordo com a tradição de sua cultura, ela deveria ficar isolada nos próximos sete dias em uma das barracas do acampamento.

O Senador então ligou diretamente para o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, mas só conseguiu falar com assessores. Estes afirmaram que os índios seriam até recebidos oportunamente pelo ministro, desde que se retirassem e só mantivessem a adolescente no local.

Na ligação, foi oferecida hospedagem e alimentação ou o espaço do estacionamento do estádio Mané Garrincha em troca da transferência do acampamento pelo tempo necessário até a finalização da manifestação. Os índios alegaram que não havia pedido de reintegração de posse, apenas de afastamento e que não pretendiam se retirar.

No meio da tarde, a juíza Maria Cecília Rocha, da 6ª Vara Federal de Brasília, respeitando a tradição dos indígenas, concedeu liminar para que eles permaneçam no local. A liminar suspendeu decisão proferida pela própria juíza, pela manhã, no sentido de que os índios, acampados há seis meses, ficassem a pelo menos mil metros de distância do prédio do Ministério da Justiça. Para cumprir a decisão, a Policia Federal mobilizou um aparato composto de cavalaria, camburões e ônibus.

Índios de 12 etnias diferentes, entre elas a Guajajara (MA), a Atikum, a Xukuru (PE), a Korubo (AC) e a Kraho (TO) estão acampados em protesto contra o Decreto Presidencial 7.056/09 - que extingue 40 administrações regionais, 337 polos indígenas e substitui antigos servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai).

http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=102561&codAplicativo=2&codEditoria=8
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.