De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Tradição será investigada

23/07/2010

Autor: Diego Lage

Fonte: O Povo - http://opovo.uol.com.br/



Foram nomeadas 12 pessoas para o grupo técnico que vai identificar e delimitar terras do povo indígena anacé, em Caucaia e São Gonçalo do Amarante. São 10 técnicos e dois motoristas, conforme a portaria assinada pela presidente substituta da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Auxiliadora Cruz de Sá Leão.

O grupo é formado por antropólogos, geógrafos, biólogos procuradores, engenheiros agrônomos e servidores das secretarias de Meio Ambiente e Ação Social.

"Será um trabalho para examinar com profundidade as terras habitadas por aqueles povos que se dizem anacés", resume a atual titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Maria Lúcia de Castro Teixeira.

Lúcia participa do grupo com função de procuradora do Estado e explica que não há obrigatoriedade de reconhecer os terrenos como área indígena. "Não é obrigado que se declare que as terras são deles). Deve ser visto se realmente há de permanência (história nas terras) e tradicionalidade".

Lúcia diz que o grupo deve observar se a comunidade, além de ter alguma relação histórica e étnica com a área, manteve-se sempre no local e sua tradicionalidade."Vamos investigar a tradição, as histórias, documentos, testemunhos, histórias de pessoas antigas", antecipa Lúcia Teixeira. O POVO tentou ouvir um dos líderes anacés, Jonas Alves Gomes, o "Cacique Jonas", mas não conseguiu. (DL)

http://opovo.uol.com.br/app/o-povo/economia/2010/07/23/Internaeconomia,2023080/tradicao-sera-investigada.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.