De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Desintrusados ainda lutam por reassentamento

26/07/2010

Fonte: Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br



Depois de mais de um ano da retirada de não-índios da terra indígena Raposa Serra do Sol, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), os desintrusados ainda lutam pelo reassentamento e indenização. Na sexta-feira passada, rizicultores e antigos moradores da região estiveram reunidos para definir novas formas de alcançar seus direitos.

A reunião aconteceu na casa da rizicultora Regina Barilli e cerca de 55 pessoas participaram. Conforme o integrante da Comissão Pró-Reassentamento Raposa Serra do Sol, Joel Maduro, o chefe do Executivo, Anchieta Júnior, estava sendo aguardado, mas não compareceu.

"Nossa pretensão era fazer um raio-x da situação que estamos vivendo para o governador. Tem pessoas que estão passando fome, que não têm condições para nada, pois tiravam o sustento da terra que perderam. Há pessoas desacreditadas porque tem muita coisa que o estado e a união deixaram de fazer", comentou Maduro.

O ex-ocupante da área citou o caso de um casal de aposentados que, por falta de terra, paga R$ 800,00 por mês de aluguel para manter 40 rezes em um pasto no Município de Iracema. O valor é quitado com o dinheiro da aposentadoria.

Os desintrusados se articulam para no próximo dia 30 de julho voltarem a se reunir na Federação de Agricultura e Pecuária de Roraima (Faerr). Está prevista a presença da advogada Luana Ruiz Silva, que atuou na defesa do caso da fazenda Topografia, localizada na reserva indígena Anaro. Em janeiro a demarcação foi suspensa parcialmente por decisão liminar do STF.

"Ela foi convidada para ouvir todos os desintrusados e para nos direcionar como podemos atuar na causa. Nesta reunião, faremos uma radiografia de todos os gargalos que tem e em seguida pretendemos entrar com uma ação para reparação de danos morais, revisão de indenização e, principalmente, pela questão do título definitivo", concluiu Joel Maduro.

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=91277
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.