De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Samu recebe a visita de índios yanomami

24/08/2010

Fonte: Boa Vista Agora - http://www.boavistaagora.com.br/



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) recebeu na tarde desta segunda-feira (23) a visita de 43 índios yanomami. Os indígenas são representantes do Conselho Distrital de todas as áreas yanomami de Roraima e também dos municípios São Gabriel, Barcelos e Santa Isabel de Manaus (AM).

A visita foi solicitada à Prefeitura de Boa Vista pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), como parte da programação da capacitação oferecida aos indígenas duas vezes por ano. Na capacitação é ensinado aos representantes indígenas sobre responsabilidade social e como é o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Samu foi incluído no cronograma por ser um serviço de atendimento de urgência oferecido a toda comunidade Os indígenas passaram algumas horas conhecendo as dependências do Samu e aprendendo como são os procedimentos adotados pelos funcionários no atendimento.

O médico Frannklin Castro, ensinou técnicas de imobilização da coluna cervical e lombar, curativos, fratura exposta, entre outros procedimentos. "É importante que eles tenham o mínino de conhecimento sobre primeiros socorros, para que possam levar isso para sua realidade na hora de um acidente em sua comunidade", ressaltou o médico.

Para o Marcos Antônio Paulino, da região do Auaris, o aprendizado vai servir para ser utilizado no dia-a-dia. "Estou gostando muito de conhecer como funciona o resgate, agente precisa saber mais sobre primeiros socorros", concluiu.

Samu 192 - Implantado em fevereiro de 2009, o Samu tem como proposta diminuir o tempo de atendimento em acidentes graves, o que aumenta as chances de sobrevivência do acidentado. O serviço pode ser solicitado por meio de ligação gratuita para o telefone 192.

Entre os profissionais que atuam no Samu estão médicos, enfermeiros, condutores, telefonistas e rádio operadores. Além da Central, o serviço conta com duas bases descentralizadas, sendo uma no Terminal Intermunicipal João Firmino Neto e outra no bairro Senador Hélio Campos.

Casos de queimaduras graves, acidentes com eletricidade, intoxicação, problemas cardiovasculares e qualquer situação que coloque em risco a vida são serviços atendidos pelo Samu. Outro benefício do serviço é auxiliar na redução do número de mortes, do tempo de internação em hospitais e as conseqüências decorrentes da falta de socorro precoce.

http://www.boavistaagora.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2213:samu-recebe-a-visita-de-indios-yanomami&catid=39:ultimas-noticias&Itemid=1
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.