De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Exposição fotográfica apresenta um dos últimos grupos indígenas a entrar em contato com a sociedade brasileira

25/08/2010

Fonte: Oxente Salvador - http://www.oxentesalvador.com.br/



O cotidiano do mais recente grupo de indígenas tupi a entrar em contato com a sociedade brasileira capturado pelas lentes do fotógrafo francês Serge Guiraud. É o que mostra a mais nova exposição fotográfica Zo'é - Os homens da última fronteira.

O fotógrafo Serge Guiraud, autor do registro do cotidiano dos Zó'é, fundou a Jabiru Prod, associação cultural que se especializa na Bacia Amazônica e seus povos. O pesquisador também produziu um documentário sobre o cotidiano da tribo, extremamente frágil e cercada de empecilhos à sua sobrevivência na forma original. Do lado de cá do Brasil, sabemos muito pouco das condições em que algumas tribos isoladas vivem na Floresta Amazônica. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), há 45 grupos esquecidos por muito tempo ou que tiveram apenas contatos esporádicos com a nossa sociedade. Esse foi o caso dos Zo'é, que se refugiaram do contato com o homem branco e com outras tribos indígenas, ambos considerados como inimigos deste povo. Entraram para a história como um dos últimos povos indígenas intactos da Amazônia, ocupando terrenos pouco acessíveis no norte do Pará, entre os rios Cumipanema e Erepecuru.

Serviço:
O que: Exposição fotográfica Zo'e - Os homens da última fronteira
Quando: até o dia 3 de setembro de 2010
Horário: das 8 às 21h de segunda a sexta-feira, e das 8 às 17h, aos sábados
Onde: Aliança Francesa - Avenida Sete de Setembro, n°401, Ladeira da Barra
Quanto: Gratuito

http://www.oxentesalvador.com.br/motix/pt_br/agenda-cultural/exposicoes/2010/7/35/homens-ultima-fronteira,eb8e3291-1b12-415e-a04f-2963df758613.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.