De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

PF termina confronto de índios e peões em Douradina

21/09/2010

Autor: Denis Matos

Fonte: Campo Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/



A Polícia Federal chegou ao local do confronto entre índios e peões, em uma fazenda em Douradina, de acordo com a professora da comunidade Efigênia Guarani Kaiomá.

Os agentes colocaram fim as hostilidades e apreenderam um carro, com armas e fogos de artifício, disse Efigênia.

Por volta das 7h30, um grupo de 22 capangas atacou o acampamento Ita'y Ka'aguyrusu, local invadido pelos índios desde o dia 4 de setembro.

Os Guarani Kaiowá reivindicam a área e pedem estudos antropológicos na área. São cerca de 70 crianças, 90 mulheres e 100 homens no acampamento, totalizando 86 famílias.

No dia 6, a PF também teve de intervir em uma confusão armada pelos peões. Na ocasião, ficou acordado que não haveria mais ameaças. Os capangas não cumpriram o acordo.

A professora diz ainda que o proprietário da fazenda, um "japonês", está no local e o carro apreendido seria dele. O MPF (Ministério Público Federal) e a Funai também estão a caminho do acampamento.

http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=307528
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.