De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Aldeia Kuikuro encerra festa no Alto Xingu

19/09/2003

Fonte: Site da Funai



Uma das mais belas festas da cultura xinguana, o Tolo, na língua Karib, foi realizada no último domingo e segunda-feira (14 e 15), na aldeia Ipatse, maior aldeia Kuikuro, onde habitam 319 dos cerca de 400 Kuikuro. As mulheres indígenas são as protagonistas da festa, que tem uma dança compassada e cantos que contam histórias de amor dos antepassados. Pela tradição, a festa tem um dono que se responsabiliza pela organização de todas as etapas que antecedem o ápice da festa, quando as convidadas de outras aldeias chegam para integrar a festa e lutar o Huka Huka. As mulheres Kuikuro começaram a dançar desde o dia 03 de setembro.

O Tolo realizado este mês na aldeia Kuikuro teve como dono da festa o índio Aunu, que enviou as coordenadoras da festa para fazer, pessoalmente, o convite nas aldeias Kamayurá, Kalapalo e Yawalapiti. Sob a responsabilidade de Aunu também estava a alimentação dos convidados e das mulheres Kuikuro, que deixam suas atividades para dançarem períodos longos da manhã, da tarde e da noite, entrando pela madrugada, numa demonstração de ritmo perfeita aliados a belos cantos de amor. Aunu e um grupo de homens Kuikuro passaram mais de uma semana acampados às margens da lagoa Tahununo, local onde habitaram seus antepassados e excelente pesqueiro. Lá pescaram mais de 1500 peixes (tucunaré, pacu, pirarara, pintado, cachorro, entre outros), que foram moqueados (defumados) e distribuídos entre os presentes à festa. Junto com o peixe, foram oferecidos o biju, mingau de mandioca e pequi.

A festa foi registrada por jovens Kuikuro, integrantes da Associação Indígena Kuikuro (AIKAX), que filmaram diversos dias. Os jovens Kuikuro estão recebendo aulas de vídeo e edição pelo projeto "Vídeo nas Aldeias", de Vicent Carelli, com sede em Recife (PE).


Site da Funai, 19/09/2003
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.