De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Gestão marcada por polêmicas

13/01/2011

Fonte: O Povo online (CE) - http://www.opovo.com.br/



Durante o primeiro mandato de Cid Gomes (PSB), algumas das obras do Governo, embora licenciadas pela Superintendência do Meio Ambiente (Semace), foram questionadas pelo Ministério Público Federal (MPF-CE).

Dentre elas, a da refinaria Premium II, no Pecém, empreendimento prioritário para o governador.

O terreno em que será instalado o empreendimento pertence à comunidade indígena Anacés. Em julho de 2010, uma reunião entre Governo do Estado e Anacés terminou com acordo em que a comunidade abriu mão do terreno. Porém, MPF-CE considera o acordo "ilegítimo", e o impasse segue até hoje.

Em setembro do ano passado, Ministério também conseguiu a suspensão da licença ambiental do empreendimento turístico Nova Atlântida Cidade Turística, que o grupo Nova Atlântida Ltda pretendia construir em Itapipoca, no litoral oeste.

Apesar de também contar com a licença ambiental da Semace, a área prevista para o empreendimento era reivindicada pela comunidade indígena Tremembé.

Ainda em 2008, o MPF-CE também questionou a instalação das usinas de energia eólica na Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante.

O POVO tentou ouvir a superintendente da Semace, Lúcia Teixeira. Por meio de sua assessoria, ela informou Paulo Henrique seria mais indicado para falar. Quanto às obras questionadas, a assessoria afirmou que a Semace só emite licença ambiental, uma vez que o parecer seja aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), que é composto por 35 instituições, entre órgãos governamentais, educacionais, jurídicos, dentre outros. (TP)


http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2011/01/13/noticiapoliticajornal,2089149/gestao-marcada-por-polemicas.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.