De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
Professoras Indígenas da UFGD escrevem sobre as possibilidades para a Educação
29/12/2010
Autor: Priscilla Peres
Fonte: Midiamax News - http://www.midiamax.com/
Professoras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), publicaram dois capítulos no livro "Jogos e Culturas Indígenas: Possibilidades para a Educação Intercultural nas Escolas".
A professora Marina Vinha escreveu sobre "Jogo de tabuleiro como prática educativa intercultural" e Maria Aparecida Rezende publicou sobre a "Oficina de alfabetização para professores Xavante da Terra Indígena Pimentel Barbosa".
O livro foi publicado pela editora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e faz parte do projeto "Jogos Indígenas e Educação: Produção Material Educativo Sobre os Jogos dos Povos Indígenas do Brasil", desenvolvido com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), por meio do Núcleo de Estudos sobre Corpo, Educação e Cultura (COEDUC) - Rede CEDES/SNDEL (Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer).
O material é uma coletânea de sete capítulos que traz saberes e práticas tradicionais de mais de vinte grupos, sendo que a maioria dos jogos são descritos por professores indígenas, alguns como co-autores dos capítulos, que fizeram suas formações acadêmicas no Mato Grosso, no Acre, no Amazonas e no Mato Grosso do Sul.
A obra é um material didático primoroso para o trabalho com a temática indígena na escola, mas também para que, nas escolas indígenas de todo o Brasil, os professores indígenas possam recorrer aos saberes e práticas de outros povos para promover a Educação Intercultural.
http://www.midiamax.com/noticias/735353-professoras+indigenas+ufgd+escrevem+sobre+possibilidades+para+educacao.html
A professora Marina Vinha escreveu sobre "Jogo de tabuleiro como prática educativa intercultural" e Maria Aparecida Rezende publicou sobre a "Oficina de alfabetização para professores Xavante da Terra Indígena Pimentel Barbosa".
O livro foi publicado pela editora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e faz parte do projeto "Jogos Indígenas e Educação: Produção Material Educativo Sobre os Jogos dos Povos Indígenas do Brasil", desenvolvido com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), por meio do Núcleo de Estudos sobre Corpo, Educação e Cultura (COEDUC) - Rede CEDES/SNDEL (Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer).
O material é uma coletânea de sete capítulos que traz saberes e práticas tradicionais de mais de vinte grupos, sendo que a maioria dos jogos são descritos por professores indígenas, alguns como co-autores dos capítulos, que fizeram suas formações acadêmicas no Mato Grosso, no Acre, no Amazonas e no Mato Grosso do Sul.
A obra é um material didático primoroso para o trabalho com a temática indígena na escola, mas também para que, nas escolas indígenas de todo o Brasil, os professores indígenas possam recorrer aos saberes e práticas de outros povos para promover a Educação Intercultural.
http://www.midiamax.com/noticias/735353-professoras+indigenas+ufgd+escrevem+sobre+possibilidades+para+educacao.html
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.